domingo, 27 de abril de 2014

Livros técnicos gratuitos beneficiam estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou a distribuição de mais de 28 mil livros para os Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares que ofertam cursos técnicos de nível médio nos 27 Territórios de Identidade do Estado.  A iniciativa integra um conjunto de ações de assistência estudantil, que envolve, ainda, alimentação, transporte, seguro-estágio e outras medidas que estão sendo implantadas para garantir o acesso, a permanência, o sucesso escolar e a inserção no mundo do trabalho dos estudantes da rede estadual.

Esta é a primeira remessa dos 220.066 exemplares de 32 títulos voltados para a Formação Técnica Específica e a Formação Técnica Geral, que serão distribuídos para estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional e para as bibliotecas das unidades que compõem a rede em todo Estado. Ao todo, foram avaliados cerca de 100 títulos que passaram por análise de equipe pedagógica. Para aquisição deste material didático, foram investidos R$ 11, 2 milhões.

“Os livros existentes no mercado são caros, por volta de R$ 120, o que dificulta a compra pelos estudantes. Mesmo com livros em quantidade na biblioteca, o acesso fica limitado em tempo. Agora, o estudante terá livros para utilizar o tempo que quiser. Nesta etapa, atenderemos 85% dos estudantes, pois não encontramos títulos para todos os 80 cursos ofertados pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, mas continuaremos analisando novos títulos”, explicou o professor Almerico Lima, superintendente de Educação Profissional.

A professora Ana Costa, diretora do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano (Cetep), em Alagoinhas, considera o benefício um dos caminhos para que os estudantes ampliem os conhecimentos construídos no processo de ensino e de aprendizagem. “É um mundo de possibilidades. Eles poderão transformar este conhecimento de forma concreta. O acervo veio para enriquecer a formação profissional destes jovens e trabalhadores que buscam a qualificação nos centros de todo Estado”, avaliou.

A professora Irene Carvalho de Brito Cotrim, diretora do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão (Ceep), em Guanambi, também avalia positivamente a melhoria do acervo. “Recebemos livros que contemplam os componentes curriculares da formação técnica específica dos cursos técnicos ofertados aqui no Centro. Eles são mais que instrumentos de consulta. Por meio deles, os estudantes podem mensurar, ainda mais, os conteúdos, desenvolvendo as habilidades previstas para a formação acadêmica e humana para o ingresso no mundo do trabalho”, afirmou. ASCOM/SEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário