segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Prorrogadas as inscrições para o Concurso de Marchinhas


As ins­cri­ções para o I Con­curso Baiano de Mar­chi­nhas - Prêmio Mo­raes Mo­reira foram pror­ro­gadas até o dia 31 de ja­neiro. Pro­mo­vido pelo bloco Os Mas­ca­rados, o con­curso tem o apoio da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia e é aberto à par­ti­ci­pação de es­tu­dantes, pro­fes­sores e co­mu­ni­dade es­colar. Os in­te­res­sados devem se ins­crever no site do iBahia.

As dez mar­chi­nhas se­le­ci­o­nadas pela equipe de cu­ra­dores e clas­si­fi­cadas para a final serão di­vul­gadas no dia 6/02, du­rante o Baile dos Mas­ca­rados, no Pe­lou­rinho. No dia 13/02, quando acon­tece outra edição do baile, no Fan­to­ches da Eu­terpe (Largo 2 de Julho), serão exe­cu­tadas as mar­chi­nhas clas­si­fi­cadas e a co­missão jul­ga­dora irá es­co­lher as ven­ce­doras em 1º, 2º e 3º lugar, na ca­te­goria livre e 1º lugar, na ca­te­goria es­tu­dantil.

Também cha­mada de Marcha de Car­naval, a mar­chinha é um gê­nero de mú­sica po­pular pre­do­mi­nante no Car­naval bra­si­leiro das dé­cadas de 1920 a de 1960. A pri­meira marcha re­gis­trada foi a com­po­sição de Chi­quinha Gon­zaga, em 1899, in­ti­tu­lada Ó Abre Alas, feita para o cordão car­na­va­lesco Rosa de Ouro.

A Se­cre­taria da Edu­cação vem re­a­li­zando, nos úl­timos anos, pro­jetos es­pe­ciais que apoiam a arte e a cul­tura nas es­colas. O Fes­tival Anual da Canção Es­tu­dantil (Face), que já acon­teceu em seis edi­ções, é um dos eventos mais con­cor­ridos. Dentro da pro­posta de va­lo­ri­zação da ati­vi­dade ar­tís­tica dos es­tu­dantes da rede es­ta­dual de en­sino, a Se­cre­taria re­a­liza, também, todos os anos, os pro­jetos Artes Vi­suais Es­tu­dantis (AVE); Tempos de Arte Li­te­rária (TAL) e o Pro­du­ções Vi­suais Es­tu­dantis (Prove). Fonte: ASCOM/SEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário