quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Concurso de marchinhas estimula criatividade e arte musical de estudantes


 
Os es­tu­dantes da rede es­ta­dual de en­sino têm mais uma opor­tu­ni­dade de ex­pressar sua cri­a­ti­vi­dade e arte mu­sical por meio do I Con­curso Baiano de Mar­chi­nhas – Prêmio Mo­raes Mo­reira. O con­curso será lan­çado nesta quarta-feira (8/01), às 18h, no Ci­randa Café, Rio Ver­melho, com a pre­sença do se­cre­tário da Edu­cação do Es­tado da Bahia, Os­valdo Bar­reto. Pro­mo­vido pelo Bloco Os Mas­ca­rados, o con­curso conta com o apoio da Se­cre­taria e também é aberto à par­ti­ci­pação da co­mu­ni­dade es­colar. Os in­te­res­sados devem se ins­crever até o dia 19 de ja­neiro, pelo iBahia.

Cada can­di­dato con­corre com apenas uma mú­sica, na ca­te­goria livre ou na ca­te­goria es­tu­dantil, que prevê a par­ti­ci­pação de es­tu­dantes da rede pú­blica e pri­vada de todo o Es­tado. A ini­ci­a­tiva busca in­cen­tivar e fo­mentar a cri­a­ti­vi­dade e a pro­dução ar­tís­tica, des­per­tando os jo­vens para a ri­queza da mu­si­ca­li­dade po­pular tra­di­ci­onal dos fes­tejos car­na­va­lescos.
Dentre as mú­sicas ins­critas, 13 serão pré-se­le­ci­o­nadas por uma co­missão e, pos­te­ri­or­mente, ava­li­adas por uma equipe de ju­rados. A etapa final do con­curso e o anúncio das mar­chi­nhas ven­ce­doras acon­tecem no dia 13 de fe­ve­reiro. Os três pri­meiros co­lo­cados na ca­te­goria livre serão pre­mi­ados com R$ 3,5 mil, 2,5 mil e 1,5 mil, res­pec­ti­va­mente. Já na ca­te­goria es­tu­dantil, a pre­mi­ação é única, no valor de R$ 2 mil.

O con­curso nasceu de um pro­jeto de Júlia Sal­gado e Raína Bi­riba, re­a­li­zado para a con­clusão do curso Pro­dução Cul­tural, da Uni­ver­si­dade Fe­deral da Bahia.

Es­tí­mulo à pro­dução es­tu­dantil – O in­cen­tivo à pro­dução ar­tís­tica dentro das es­colas da rede es­ta­dual de edu­cação já se cons­titui como uma prá­tica da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia. Para di­na­mizar a es­cola e pro­mover o pro­ta­go­nismo ju­venil, a Se­cre­taria de­sen­volve uma série de pro­jetos de cunho ci­en­tí­fico, es­por­tivo, ar­tís­tico e cul­tural. A cada ano, os es­tu­dantes apre­sentam a cul­mi­nância dessas pro­du­ções cons­truídas nos con­textos es­co­lares em um grande en­contro. Os tra­ba­lhos chamam a atenção pela qua­li­dade, es­té­tica, cri­a­ti­vi­dade, ino­vação e re­a­firma os di­fe­rentes sa­beres das lin­gua­gens ar­tís­ticas no cur­rí­culo es­colar. Fonte: ASCOM/SEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário